CI

RS: Venâncio deve produzir 3 mil toneladas de trigo em 2022

Boa parte da produção de trigo de Venâncio é cultivada na região do barro vermelho, entre os distritos de Santa Emília e Palanque


Foto: Pixabay

Com mais de 1,4 milhão de hectares, o Rio Grande do Sul projeta plantar a maior área de trigo em 42 anos. Essa estimativa foi divulgada na última semana pela Emater e entre os municípios que vão contribuir para esse aumento está Venâncio Aires.

A Capital do Chimarrão, que segue entre os maiores produtores de tabaco, também vem se destacando com outro ‘rótulo’ e se firmando na produção de grãos. Segundo a Emater local, são mais de 1,1 mil hectares projetados de trigo – 54% de aumento em relação a 2021 – e, por isso, Venâncio Aires deve registrar, em 2022, uma safra recorde: 3,1 mil toneladas para serem colhidas no fim do ano. “Se confirmar, é a maior área e maior produção de todos os tempos”, destacou o chefe do escritório da Emater, Vicente Fin.

Quebrar recordes, aliás, não é novidade nessa cultura. Entre 2020 e 2021, por exemplo, a área plantada cresceu 130% (veja abaixo). Considerando uma projeção de colheita de 3 mil toneladas em 2022, o retorno dentro da economia agrícola também deve crescer – em 2021, no Valor Bruto de Produção Agrícola (VBPA) o trigo contribuiu com R$ 2,4 milhões.

Aproveitamento

O plantio, que já vem ocorrendo em muitas propriedades, também será feito nesta semana nas terras dos Ruwer, em Vila Santa Emília. Desde 2020, a família planta cerca de 35 hectares de trigo e deve manter a área em 2022.

“Tudo indica que será novamente uma boa safra”, avaliou Henrique José Ruwer, 30 anos. Segundo o agricultor, apostar na cultura de inverno foi uma alternativa ao milho. “O custo de produção é menor e na venda praticamente ‘empatava’ com o milho. Nos últimos anos teve uma valorização, até por causa da estiagem que afetou o milho. Então tem valido a pena.”

Ainda conforme Ruwer, a cultura tem se mostrado importante na preparação da terra, especialmente para o posterior plantio da soja. “Evita a erosão e deixa uma ótima palhada.”

Destino

Hoje as principais variedades cultivadas em Venâncio são Audaz, Astro, Celebra e ORS Agile, todas para panificação. Dependendo do peso hectolítrico (PH, utilizado como medida tradicional de comercialização que referencia a qualidade do grão), o trigo terá seu destino final: quanto maior a qualidade, vira farinha. Se tiver um PH baixo, é transformado em ração.

Área plantada em Venâncio

2019: 145 hectares

2020: 325 hectares

2021: 746 hectares

2022: 1.150 hectares (projeção)

42 – é o número de famílias produtoras de trigo em Venâncio.

Plantado entre o fim de maio e início de junho, o trigo é colhido, geralmente, entre a metade de outubro até dezembro.

Estado
O Rio Grande do Sul poderá colher a maior safra de inverno em 2022, com uma perspectiva de produção total de 5 milhões de toneladas de grãos (aumento de 11,9% em relação e 2021). O volume é a soma da estimativa feita para o trigo, de 3,9 milhões de toneladas, 870,2 mil toneladas de aveia branca, 108,6 mil de cevada e 91,3 mil toneladas de canola.

Segundo o diretor técnico da Emater RS, Alencar Rugeri, o incremento se deve aos preços favoráveis e liquidez do grão, mas também ao avanço de tecnologias, algo que fica evidenciado na aquisição de maquinários. A tentativa de reverter o quadro da safra de verão, impactada pela estiagem, também impulsiona as apostas no inverno.

8,4 milhões – de toneladas é a produção de trigo estimada para todo o Brasil em 2022, o que também seria um recorde. A projeção é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.