CI

RS Biodiversidade começa a ser implantado em Caçapava do Sul

As UDs serão trabalhadas de forma a valorizar a produção pecuária, através da utilização correta dos recursos naturais


Nos dias 12 e 13 de janeiro de 2012 teve início a execução do Programa RS Biodiversidade em Caçapava do Sul, na Região da Campanha. O projeto contará com a implantação de Unidades Demonstrativas (UD), onde serão aplicadas técnicas adequadas para o manejo do campo nativo, visando à alimentação sustentável do gado de corte. As UDs serão trabalhadas de forma a valorizar a produção pecuária, através da utilização correta dos recursos naturais, preservando a biodiversidade e, ao mesmo tempo, tornando possível o aumento da produção.


A Emater/RS-Ascar é uma das executoras do programa, e, no primeiro dia de atividades em Caçapava, realizou uma visita ao pecuarista familiar Vilson Roberto Calbar Machado, representante da família beneficiária do projeto no município. Durante a visita foi aplicado o formulário de cadastro e foi realizado o diagnóstico da propriedade, itens necessários para a implantação do RS Biodiversidade.

Já no segundo dia de trabalho foi feita a entrega de parte do material necessário para a subdivisão dos campos, como arames, eletrificador e isolador para cerca. O produtor receberá, ainda, moirões e tramas, itens que também integram o projeto.

“Com o manejo correto do campo nativo é possível conciliar o aumento da produtividade com a preservação ambiental”, destacou o coordenador regional do projeto pela Emater/RS-Ascar, Claudio Ribeiro.

Machado foi selecionado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) para ser um dos beneficiados do programa em Caçapava do Sul. Em sua propriedade, na localidade do Caldeirão, será subdividida uma área de 37 hectares, objetivando a conservação da biodiversidade do Bioma Pampa. Também serão feitos acompanhamentos de ganho de peso dos animais, consumo de matéria seca e crescimento da pastagem, bem como ações de adequação ambiental da propriedade como um todo.

São responsáveis pelo projeto no município o engenheiro agrônomo, Gustavo Lima, e a extensionista de bem-estar social, Julie Bitencourt, assessorados pelo engenheiro agrônomo, Cláudio Ribeiro.

Seis municípios estão abrangidos pelo RS Biodiversidade na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé: Santana do Livramento, Quaraí, Caçapava do Sul, Alegrete, Lavras do Sul e Rosário do Sul.

RS Biodiversidade

O RS Biodiversidade é uma das políticas do governo estadual para conservação ambiental e desenvolvimento regional. Neste contexto, destaca-se o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais. O objetivo é promover a incorporação do tema biodiversidade nas instituições e comunidades envolvidas.


Os recursos para a execução do projeto provêm de uma doação de US$ 5 milhões do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF) por meio do Banco Mundial, com contrapartida de US$ 6,1 milhões por parte do governo do Estado. Na Metade Sul do RS existe a predominância do Bioma Pampa, principal foco de trabalho do RS Biodiversidade nesta região.

A Emater/RS-Ascar faz parte da Unidade de Gerenciamento do projeto. O programa tem como principal executora a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Biomas Gaúchos

O Rio Grande do Sul contém dois tipos de biomas: a Mata Atlântica e o Pampa. Ambos são formados por diversos ecossistemas e têm uma biodiversidade abundante, incluindo-se espécies de importância mundial. O Pampa tem ocorrência somente no RS, Uruguai e Argentina. O bioma ocupa 63% do território gaúcho e 2,07% do território brasileiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.