CI

RS capacita técnicos para acelerar vistoria

Comunicados de perda podem chegar a 30 mil


Com o avanço do estrago da seca nas lavouras, um mutirão tenta acelerar as vistorias. Pelo menos 220 técnicos estão sendo capacitados para dar conta dos comunicados de perda, que podem chegar a 30 mil, prevê o presidente da Emater, Lino De David. Até esta semana, são 2,5 mil pedidos para acionar o Proagro, seguro a que têm direito os agricultores do Pronaf com quebra acima de 30%. A gravidade da situação fez o grupo de monitoramento da estiagem desistir de pedir ao Conselho Monetário Nacional a ampliação dos prazos de perícia e julgamento dos bancos. Entidades defenderam rapidez para que os produtores não sejam ainda mais prejudicados. Segundo o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Nilton Pinho de Bem, a medida foi descartada neste momento, mas pode ser reavaliada adiante. De acordo com a Emater, a estimativa de perda chega a 40% da produção de milho e feijão.


Para o vice-presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, a manutenção do prazo vigente permite ao produtor tentar recuperar parte da renda perdida. "A vistoria permite o novo plantio, além do uso da massa verde para silagem na quebras acima de 60%."

De acordo com o coordenador de Crédito Rural da Emater, Cezar Ferreira, o treinamento de técnicos já ocorreu nas regionais de Ijuí, Lajeado e Santa Rosa. Passo Fundo e Caxias serão as próximas. A Emater também está adequando e adquirindo novos equipamentos, como máquinas fotográficas para perícia. Diante do estrago causado, principalmente nas lavouras de milho, Fetag, Fetraf-Sul e MPA solicitaram ao MDA o fornecimento de milho e trigo para alimentação animal. A ideia é adquirir o produto do governo federal, através da Conab, pelo preço mínimo.
?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.