CI

RS espera quebra na safra de laranja

Estado é o sexto maior produtor da fruta no país


Foto: Pixabay

Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontam que a safra 2020/2021 mundial de laranja está estimada em 49,36 milhões de toneladas, sendo que o Brasil está em primeiro lugar no ranking, com a produção de 16,93 milhões de toneladas. A China aparece em segundo lugar com 7,5 milhões de toneladas. A atividade no país espera uma redução de 30% em relação a safra passada devido ao clima adverso.

O Rio Grande do Sul, sexto maior produtor nacional da fruta, respondendo por 2%, também deve ter redução na safra. A região do Alto Uruguai também deve ter quebra de 30% nas laranjas de suco. 

As informações foram divulgadas na reunião da Câmara Setorial da Citricultura da Secretaria Estadual da Agricultura. “O motivo para isso são duas estiagens na mesma safra: na primavera passada e no final deste verão e início do outono. Isto resultou em floradas fora de época que farão com que parte das laranjas seja colhida mais para o final do ano”, apontaram os membros.

O volume total estimado a ser produzido pelo Estado, no entanto, não foi calculado. Nas demais regiões não houve impactos e a produção está normal. No ano passado foram produzidas no Estado 319,9 mil toneladas de laranjas. Os dez maiores produtores são: Liberato Salzano, Aratiba, Planalto, Alpestre, Itatiba do Sul, Tupandi, Harmonia, Mariano Moro, Severiano de Almeida e Montenegro. 

Bergamotas

A safra de bergamotas ou tangerinas também foi discutida no encontro. De acordo com o IBGE o Rio Grande do Sul está em terceiro lugar, com 15% da produção nacional, perdendo apenas para São Paulo (34%) e Minas Gerais (21%). Em 2019, a produção foi de 148,4 mil toneladas.

A estimativa é que a safra seja normal, sem ter sido afetada pelo clima. De acordo com dados da Emater/ RS-Ascar, são mais de 9,7 mil hectares plantados com bergamotas em todo o Estado.

Os dez maiores produtores são Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Harmonia, São José do Sul, Rosário do Sul, Veranópolis, São José do Hortêncio, Tupandi e Brochier. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.