CI

RS instala a Câmara Setorial das Florestas Plantadas

Reunião definiu instalação da Câmara Setorial das Florestas Plantadas


Reunião definiu instalação da Câmara Setorial das Florestas Plantadas
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio instalou nesta quarta-feira (7), em reunião no auditório da Emater, na Capital, a Câmara Setorial das Florestas Plantadas. Ao final do encontro foram constituídos dois grupos de trabalho.O primeiro vai diagnosticar o setor, atualizando e consolidando informações sobre as atividades, e outro que vai tratar de questões relacionadas com a legislação, levantando os principais entraves que dificultam o desenvolvimento desta cadeia produtiva, especialmente na área ambiental.

O secretário Luiz Fernando Mainardi afirmou que é preciso conhecer a realidade do setor. "Com base no novo Código Florestal, em fase de aprovação pelo Congresso Nacional, precisamos nos preparar para as adaptações necessárias na legislação estadual", destacou. Mainardi disse que está otimista em relação aos objetivos traçados pelo grupo. "É uma atividade muito importante, que ocupa 520 milhões de hectares no Brasil e que gera empregos e renda em toda a extensão da cadeia produtiva", avaliou.

Os grupos são formados por representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Secretaria do Meio Ambiente, Emater, Fepam, Fiergs, Farsul, UFRGS, UFSM, Associação de Produtores de Carvão Vegetal, Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) e Associação Gaúcha dos Engenheiros Florestais.

As Câmaras Temáticas ou Setoriais são instrumentos que criam um ambiente de debate entre os agentes privados e os entes públicos com atuação em cada um dos segmentos, visando apontar ações necessárias para o desenvolvimento de cada um dos setores.

Apresentação de paineis

Dois painéis foram apresentados na ocasião. O primeiro pelo engenheiro florestal Doádi Antonio Brena, que apresentou os cenários internacional e brasileiro das florestas plantadas. O segundo, sobre impactos do setor na economia gaúcha, apresentado pelo representante da Coordenadoria de Articulação Empresarial e do Comitê da Base Florestal e Moveleira da Fiergs, Normênio David Eckert.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.