RS mantém terceira colocação nas exportações de frango

Agronegócio

RS mantém terceira colocação nas exportações de frango

O setor avícola gaúcho participa com 22,4% do total dos volumes exportados
Por: -Giuliano
83 acessos

O Rio Grande do Sul manteve o terceiro lugar no ranking das exportações brasileiras, atrás de Santa Catarina e Paraná. O setor avícola gaúcho participa com 22,4% do total dos volumes exportados pela avicultura brasileira, e com 27,3% no faturamento total. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (18-07) pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav).

A produção nacional de frangos de corte no primeiro semestre, segundo dados da União Brasileira de Avicultura (Uba), foi de 2,3 bilhões de aves e o RS participou com 14,5%, ou seja, 342 milhões de aves. Do total comercializado pelo Estado, 19,8% foram destinados para o mercado interno gaúcho, 14,58%, direcionado para outros estados e 65,58% para as exportações.

O segmento de produção de ovos do Rio Grande do Sul tem um plantel de aproximadamente 6 milhões de aves poedeiras com uma produção estimada em 5 milhões de caixas com 30 dúzias de ovos cada. O setor exporta ovos in natura para o Japão e África.

O secretário executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, destaca que a avicultura gaúcha caracteriza-se como potencial exportador, porém o setor está estrategicamente retomando seu mercado doméstico, ainda que num ritmo cadenciado, pois são necessárias políticas que dêem melhores condições de competitividade. As informações são da assessoria de imprensa da Asgav.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink