CI

RS pode dobrar safra de trigo


O Estado vai produzir entre 1,8 milhão e 2 milhões de toneladas de trigo este ano, com uma produtividade que deve chegar a 2 mil quilos por hectare em uma área plantada de 900 mil ha. A informação é do chefe da Embrapa/Trigo Passo Fundo, Benami Bacaltchuk, que acredita na previsão de tempo seco para outubro e novembro. Benami, em palestra ontem na Fiergs, promovida pelo Sindicato da Indústria de Adubos do Rio Grande do Sul (Siargs), vai além e destaca que a produção tritícola do RS tem tudo para saltar em dois anos para 4 milhões de t em uma área cultivada de 1,5 milhão de ha. 'O melhor difusor da produção é a tecnologia associada à indústrias de insumos.' O presidente do Siargs, Torvaldo Marzolla Filho, confirma o crescimento da demanda por fertilizantes no primeiro trimestre deste ano. Uma alta de 36,2% sobre igual período de 2002. O incremento, conforme o Siargs, é de 245,4 mil t.

A expectativa de produção é de superar em 10% a de 2002, avaliada em 3,304 milhões de t. 'Isso se deve ao crescimento de tecnologia e da aposta do produtor que este ano antecipou-se às compras devido ao aumento de preços provocado pela guerra'. Segundo ele, de oito cultivares lançadas para esta safra, cinco são da Embrapa. Observa uma variedade desenvolvida de ciclo tardio-precoce, com ciclo longo para a vegetação e rápida para a maturação, que deve ajudar os produtores. Hoje o RS consome 900 mil t/ano de trigo e ele aponta redução dos estoques mundiais dos EUA e Argentina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.