CI

RS pode ser reconhecido no mundo como área livre de peste suína clássica

Ações tem sido realizadas desde 2006 no Estado gaúcho


 
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul participou de reunião no Ministério da Agricultura, em Brasília, a fim de tratar sobre  solicitação de reconhecimento do Estado como área livre da Peste Suína Clássica (PSC). Além do Rio Grande do Sul, participaram os estados de Santa Catarina e Paraná. O encontro ocorreu na primeira semana do mês.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) estabeleceu critérios para o reconhecimento de área livre da PSC, o que até então não existia para a doença. Os estados do Sul do Brasil poderão ser os primeiros no mundo a receber o certificado. Também se espera que Canadá e Estados Unidos façam a mesma solicitação à OIE.
 
Conforme o representante da Secretaria da Agricultura no encontro, o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Eraldo Marques, o RS vem trabalhando desde 2006 com vigilância e monitoramento em granjas comerciais, criatórios de subsistência e em estabelecimentos de abate.
 
O que permitiu que, junto ao inquérito de criatórios, os dados arrecadados comprovassem que não há circulação viral de PSC. "Em um futuro breve, o reconhecimento vai possibilitar o aumento da exportação e a conquista de mercados mais exigentes”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.