CI

RS promove Simpósio de Captação e Manejo de Água da Chuva

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA) realiza na próxima segunda-feira o evento


A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul (SAA) realiza na próxima segunda-feira (27-11), das 9h30 às 17h, o 1º Simpósio Gaúcho sobre Captação e Manejo de Água da Chuva, na Assembléia Legislativa, 3º andar, sala de Assuntos Municipais. Conforme o coordenador do Programa Estadual de Captação e Manejo de Água da Chuva (Pecmac), Sérgio Sady Musskopf, “o manejo eficaz desse recurso natural exige uma visão holística e ações integradas, ligando o desenvolvimento social e econômico com a proteção dos ecossistemas naturais. As ações devem envolver usuários, gestores, organizações executoras de políticas ambientais e formadores de opinião, partindo de uma percepção da água como um recurso natural essencial aos ecossistemas e um bem findável de grande valor social e econômico”.

O Pecmac, lançado oficialmente pelo governador Germano Rigotto em dezembro de 2005, surgiu como forma de prevenção a estiagens no Rio Grande do Sul. O programa prevê a construção de cisternas para armazenar a água da chuva, devidamente coletada nos telhados das benfeitorias das propriedades, além da construção de microbarragens e de sistemas de infiltração.

A Emater desenvolve, desde a implantação do programa, cursos práticos visando à capacitação de seus técnicos. Os produtores rurais interessados em construir cisternas em suas propriedades podem contatar a Emater de seu município. O extensionista concebe então o tipo de cisterna que melhor se adapta à propriedade. O projeto permite ao produtor rural requerer financiamento da obra pelo Banrisul. O fone da coordenação do Pecmac é: (51) 3288.6214.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.