Agronegócio

RS realiza pesquisas para ampliar produção de cana

O Estado possui uma área de plantio de apenas 30 mil hectares com a cultura
Por: -Renato Anselmi
61 acessos

Procana Online - O Rio Grande do Sul tem realizado experimentos e análises visando a ampliação da produção de cana-de-açúcar no Estado que possui uma área de plantio de apenas 30 mil hectares, um rendimento agrícola médio de 28 toneladas por hectare e apenas uma unidade produtora, a da Cooperativa dos Produtores de Cana de Porto Xavier (Coopercana), além da fabricação de cachaça, melado e açúcar mascavo.

A unidade da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) do município de São Borja desenvolve, por exemplo, desde o início de 2006, um plantio experimental em dois hectares, com a utilização de doze tipos de materiais que incluem mudas de ciclo precoce e médio. O comportamento em relação a geadas, a produtividade e o teor de açúcar são alguns aspectos que estão sendo analisados. A performance de 60% das mudas, que recebem irrigação, e de 40% , sem irrigação, será também avaliada. De acordo com o diretor da estação da Fepagro em São Borja, Marcelo Toigo - conforme informações da Assessoria de Comunicação da Fundação -, a expectativa é ter resultados sobre a qualidade do material dentro de um ano.

Além da pesquisa em São Borja, a Fepagro – que é vinculada ao Governo do Estado - realiza um plantio experimental no município de São Luiz Gonzaga, entre outros trabalhos. Os estudos da Fundação ocorrem ao mesmo tempo em que há iniciativas e manifestações para a instalação de unidades produtoras de açúcar e álcool no Rio Grande do Sul. Entre outros projetos, a Noroeste Bioenergética já oficializou a sua intenção em construir uma usina em São Luiz Gonzaga, que deverá ter capacidade – após ser totalmente implantada – de processar 2 milhões de cana por ano.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink