RS tem 1,1 milhão de hectares semeados com arroz

Agronegócio

RS tem 1,1 milhão de hectares semeados com arroz

Com a maior produção do Estado, a Fronteira Oeste terminou a semeadura esta semana
Por:
1861 acessos
Um novo levantamento de safra do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), divulgado nesta sexta-feira (26), indica que o plantio chegou a 1,1 milhão de hectares, o que representa 98,9% da expectativa inicial. A Fronteira Oeste finalizou o processo durante a semana, assim como a Zona Sul do Estado. Mesmo que irregular, a chuva dos últimos dias deve ajudar na condução de água às lavouras.

Em relação à safra passada, a semeadura está adiantada. Apenas 67% da área estava plantada no final de novembro. Na Planície Costeira Externa, que abrange municípios como Santo Antônio da Patrulha e Torres, o processo havia sido concluído em 40% das lavouras. Hoje, a mesma região registra 98%. De acordo com estimativas do Irga, os gaúchos devem plantar 1.148,8 mil hectares este ano.

Com a maior produção de arroz do Estado, a Fronteira Oeste terminou a semeadura esta semana. Segundo o agrônomo do Irga em Uruguaiana, Gustavo Hernandes, a área de 328 mil hectares foi semeada dentro da época recomendada pelo Irga. “As lavouras estão bem estabelecidas”, disse. Em cerca de 28 mil hectares, as plantas já estão na fase de emergência.

A Fronteira é uma das regiões gaúchas atingidas pela falta de água. Durante a semana, choveu, em média, 25 milímetros (mm) em Itaqui, 40 mm em São Borja e apenas 10 mm em Uruguaiana. “Apesar do baixo volume, essa precipitação vai ajudar na condução de água na lavoura de arroz”, explicou Hernandes, ao acrescentar que 50% da área da região teve que ser banhada para que ocorresse o nascimento da planta.

As informações são da assessoria de imprensa do Instituto Rio Grandense do Arroz.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink