CI

RS tem novo secretário da Agricultura

Prefeito em segundo mandato de Camaquã, João Carlos Machado, assume a pasta


O prefeito em segundo mandato de Camaquã, João Carlos Machado, foi anunciado pela governadora Yeda Crusius, no final da tarde dessa segunda-feira (08-01), como secretário da Agricultura. A pasta vinha sendo ocupada interinamente por Celso Bernardi.

Ex-vice-presidente da Farsul, Machado foi definido pela governadora como um grande parceiro de batalhas municipalistas. Conforme destacou Yeda, é um nome de consenso entre entidades representativas do agronegócio, previamente consultadas.

Para a governadora, é importante que a pasta seja comandada por um secretário que, além de agropecuarista, tem experiência municipal, o que também favorece as ligações com o setor agrícola. Machado elegeu-se prefeito em 2000 e foi reeleito em 2004. Na Farsul, atuou como vice-presidente na gestão 1997-2000 e como diretor no período 2000-2003.

O novo secretário deverá estar em Porto Alegre nesta terça-feira para se reunir com a governadora. "A agricultura, o agronegócio, a tecnologia ligada às questões do setor, assim como o associativismo e o cooperativismo estarão fundamentalmente interligados", afirmou Yeda.

O presidente regional do PP, deputado federal Francisco Turra, observou que a presença de Machado no secretariado significa a representação da Metade Sul do Estado no governo. Turra afirmou também que seu partido selou com a governadora um compromisso adicional, de estar ao lado dela para contribuir com a modernização do agronegócio. A colaboração inclui a adesão de técnicos e pesquisadores vinculados à sigla.

Além de Turra, também estiveram presentes durante o anúncio, no Palácio Piratini, o chefe da Casa Civil, Fernando Záchia, o deputado federal Luiz Carlos Heinze – apontado pela governadora como "grande parceiro nas questões do agronegócio em Brasília" –, o líder de bancada do PP na Assembléia Legislativa, deputado Marco Peixoto, e o secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.