CI

RS tem queda de 4,4% nas exportações no primeiro semestre, aponta Fiergs

Retrações mais acentuadas foram de 66,4% do trigo e 36% do milho


 Prejudicadas pelos commodities, as exportações do Rio Grande do Sul registraram queda de 4,4% no primeiro semestre deste ano, segundo pesquisa da Federação das Indústrias do RS (Fiergs). O resultado é reflexo das perdas das commodities, que ao todo caíram 7,1%. Em valores, isso representa 2,14 bilhões de dólares.

As retrações mais acentuadas foram de 66,4% do trigo e 36% do milho. Outro setor que teve queda foi a indústria de transformação. As vendas externas reduziram em 2,6%, representando 5,49 bilhões de dólares. Esse resultado é o pior desde 2009. Para o presidente da Fiergs, Heitor José Müller, as perspectivas são de melhora no segundo semestre. “Porém, dificilmente as perdas acumuladas neste primeiro semestre serão recuperadas”, afirmou.

Apesar da queda, o Estado registrou aumento de 471,7% nas exportações de celulose e papel. O desempenho positivo está ligado à ampliação da capacidade da Celulose Riograndense (CMPC), em Guaíba. As vendas ficaram em 343 milhões de dólares, representando o melhor resultado no primeiro semestre em toda a série histórica. o setor de madeira também se destacou ao ser ampliado em 33,3%, de um total de 76 milhões de dólares.

Segundo o balanço da Fiergs, das 24 categorias que tiveram operação de exportação, 14 caíram, sete cresceram e três se mantiveram estável. Os resultados mais negativos ficaram com produtos alimentícios (-11%), máquinas e equipamentos (-12,6%) e tabaco (-7,9%) 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.