CI

RS vacina 94,31% do rebanho contra aftosa

90 municípios atingiram 100% de cobertura vacinal


O Rio Grande do Sul imunizou 94,31% das 2.238.271 cabeças de bovinos e bubalinos de até 24 meses contra a febre aftosa. O índice refere-se à segunda etapa da campanha de vacinação em 2010 e supera os 92,16% obtidos em 2009. Segundo dados da Secretaria da Agricultura (Seappa) divulgados nesta quarta-feira (29), foram vacinados 2.110.821 exemplares.

Em todo o Estado, 90 municípios atingiram 100% de cobertura vacinal, entre eles Canoas, Capivari do Sul, Dona Francisca, Feliz, Ivoti, Não-Me-Toque, Nova Hartz, Palmares do Sul, Salvador do Sul, Tapejara e Veranópolis. "Os índices comprovam o comprometimento do produtor e a eficiência das visitas dos veterinários às propriedades. Esses números são importantes para um Estado que pensa em se tornar livre de aftosa sem vacinação", analisa o diretor do Departamento de Produção Animal da Seappa, Ony Lacerda. Ele diz que o atraso na entrega de doses a criadores do Pronaf foi compensado pela prorrogação da campanha. A primeira fase de vacinação ocorreu em maio e atingiu 95,66% do rebanho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.