CI

RS vai abonar Troca-Troca em cidades com estiagem

Para isso é preciso que a cidade tenha decretado situação de emergência


Foto: Eliza Maliszewski

O governo do Rio Grande do Sul autorizou o subsídio de 100% dos valores do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo para esta safra 2021/2022, para produtores que moram em municípios que tenham decreto de emergência homologado por causa da estiagem.

Até esta terça-feira (11/01), o Rio Grande do Sul contabiliza 53 municípios com decretos de emergência homologados no Diário Oficial do Estado e já há perdas significativas em culturas como milho e soja, estimadas pela Fecoago em mais de R$ 19 bilhões.

Normalmente, o Troca-Troca subsidia 28% do valor da semente oferecida e os produtores rurais têm até final de abril para pagar os 72% restantes. “Até abril, o governo do Estado terá um panorama mais claro sobre quais municípios decretaram situação de emergência e quais tiveram seus decretos homologados para poder orçar o valor total que será destinado para o subsídio”, explica o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr, Flavio Smaniotto.

Caso o agricultor beneficiado com subvenção de 100% já tiver efetuado o pagamento que lhe cabia para a prefeitura, sindicato ou cooperativa, que são quem operacionalizam o programa, estas entidades farão o ressarcimento do valor pago.

Para a safra 2021/2022, o Programa Troca-Troca de Sementes recebeu pedidos de mais de 122 mil sacas de sementes, a maioria de milho, vinda de 43,6 mil agricultores. O programa foi acessado por 491 entidades, sendo 287 prefeituras, 200 sindicatos de trabalhadores rurais/agricultores familiares/rurais e quatro associações/cooperativas, com abrangência em 391 municípios do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.