CI

RS vai cadastrar cultivos sensíveis a herbicidas

A ferramenta permitirá a autodeclaração de uva, citros, noz-pecã, maçã, erva-mate, tomate, oliva e hortaliças


Foto: Marcel Oliveira

No ano passado produtores do Rio Grande do Sul estiveram no meio de um debate sobre a deriva de herbicidas hormonais, como o 2,4-D. A aplicação incorreta na soja teria gerado prejuízos a produtores de outras culturas vizinhas. O uso do  herbicida chegou a ser suspenso e questionamentos sobre a necessidade da aplicação.

Como parte da Instrução Normativa Seapdr 08/2019, publicada em 28 de agosto do ano passado, e que estabelece o regramento do cadastro das propriedades agrícolas e dos produtores que tem cultivos sensíveis, ou seja, aqueles que apresentam sintomas de fitotoxidade quando expostos aos agrotóxicos do grupo das auxinas sintéticas, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), passa a disponibilizar a consulta pública das propriedades rurais com cultivos sensíveis a este herbicida hormonal. 

A ferramenta permitirá a autodeclaração dos produtores de uva, citros, noz-pecã, maçã, erva-mate, tomate, oliva e hortaliças. A declaração tem que conter a espécie vegetal, a área cultivada, o início do plantio, o início da colheita e a produção, devendo ser atualizada anualmente. "Essa consulta pública também permitirá que as revendas de agrotóxicos e os profissionais da área consultem o cadastro para saber se há propriedade de risco na região onde está sendo recomendado o uso do herbicida hormonal", explica o secretário Covatti Filho.

A consulta pública pode ser acessada neste link
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.