CI

Ruído na área agrícola compromete segurança do trabalhador

Caso os níveis de ruído superarem os descritos na norma regulamentadora NR 15, o trabalhador pode sofrer danos irreversíveis à saúde


No dia a dia, o trabalhador rural está submetido a muitas exposições que podem ser prejudiciais à saúde, como o elevado ruído no ambiente. São bombas, motores a combustões, serras, tratores e colheitadeiras funcionando presentes da rotina de muitos profissionais.  Caso haja algum incidente, a empresa terá que pagar ao colaborador até 40% a mais em cima do salário mínimo da região. 

Sendo assim, é importante realizar periodicamente a avaliação e medição no campo de trabalho, protegendo a vida do trabalhador e a saúde financeira da empresa. Do ponto de vista empresarial, isso trará um impacto financeiro. Porém esses danos podem ser amenizados, é possível controlar o impacto sonoro e garantir a saúde e segurança do trabalhador com a utilização de protetores e de equipamentos de medição próprios para essa finalidade, conhecidos como dosímetros.

A Instrutherm,  empresa que é especializada em equipamentos, destaca dois modelos que podem colaborar com ruídos, DOS-600 e DOS-700, e explica suas funcionalidades. Ambos os equipamentos possuem alta tecnologia e atendem diversas normas ligadas à segurança do trabalhador, como a NR-15 e NHO-01. Dentre as características, o DOS-600 possui 8 medições de dose de padrão OSHA, MSHA, DOD, ACGIH, ISO 85 e ISO 90, 9 configurações definidas pelo usuário e, quando utilizado em modo decibelímetro, indica a média equivalente, pico e nível de exposição sonora. Tempos de amostragem podem ser especificados entre 1 segundo e 1 hora, com armazenamento de 120.000 pontos e dados.

O DOS-600 ainda dispõe de escala de medição de ruído de 60 a 130dB e 70 a 140dB, frequência de ponderação com detector RMS (A e C) e interface de comunicação USB, função Datalogger que emite relatório e histograma, cálculo automático de dose projetada, medição e armazenagem de até 5 valores de LN específicos (nível de ruído estático).

Já o DOS-700 destaca-se pelo seu tamanho compacto e peso, apenas 77 gramas, com 3 dosimetrias simultâneas e microfone incorporado sem fio. Permite também realizar a análise de ruído em % DOSE, leitura instantânea de nível sonoro e exposição sonora em Pascal. De forma automática, permite programar e temporizar para pausar a medição no horário de almoço, armazenar todos os dados e posteriormente gerar relatórios com gráficos e identificação do local e funcionário avaliado. 

Caso os níveis de ruído superarem os descritos na norma regulamentadora NR 15, o trabalhador pode sofrer danos irreversíveis à saúde.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.