CI

Rural Show: Oficinas orientam sobre preparo caseiro de chás e ensinam receitas

Diariamente, no Rural Show, são realizadas cinco oficinas de plantas medicinais e condimentares para o público visitante.


Diariamente, no Rural Show, são realizadas cinco oficinas de plantas medicinais e condimentares para o público visitante. A feira, voltada para a agricultura familiar e o cooperativismo, é promovida pela Emater/RS-Ascar, Cooperativa Piá e Prefeitura de Nova Petrópolis, e acontece até domingo (10/07), no Centro de Eventos do município.

Nas oficinas, extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar fazem demonstrações de preparo de chás de camomila, maracujá e alcachofra, servidos aos participantes. A camomila e o maracujá estão entre as 10 plantas indicadas e distribuídas à população de Nova Petrópolis em sete Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atenção Psicossocial, através do Programa Fitoterapia na Atenção Básica à Saúde. 

Uma das ministrantes da oficina no evento, a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Maria Teresa Lowe explica que são repassadas informações sobre identificação correta das plantas, propriedades terapêuticas, quantidade a ser utilizada, formas de preparo (infusão fria e quente e decocção), temperatura adequada para consumo (morno) e período de uso, entre outras. No preparo do chá de alcachofra, por exemplo, como é uma planta amarga, ela diz que se deve usar água fria, pois se for feito quente a planta vai liberar a substância "tujona", que é tóxica para o organismo. Maria Teresa também dá outras dicas, como preparar somente a dose de chá que for consumir no momento, não misturar mais de três tipos de plantas, pois uma interfere nos efeitos da outra, e não adoçar o chá. Se quiser consumir doce, a recomendação é usar uma folha da planta estévia. 

Além das plantas medicinais, a sócia da Floricultura Úrsula, Cristine Hess Gross, está mostrando duas formas de uso de plantas condimentares na culinária, ensinando o preparo de molho pesto com manjericão e manteiga com ervas, que são degustados pelo público com pão prensado. "São ideias do que as pessoas podem fazer com os condimentos que têm em casa, incentivando o uso, pois às vezes elas não sabem como aproveitar melhor esses temperos", destaca.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.