CI

Rural Show 2016: Grupos que preservam sementes crioulas divulgam e comercializam na feira

No 8º Rural Show quatro grupos locais e quatro de outros municípios exporam sementes crioulas e outros materiais para divulgação, troca e comercialização.


Até domingo (10/07), no 8º Rural Show, em Nova Petrópolis, quatro grupos locais e quatro de outros municípios estão expondo sementes crioulas e outros materiais para divulgação, troca e comercialização, no Espaço da Biodiversidade.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luciano Ilha, diz que as sementes crioulas são um patrimônio cultural e a base da agricultura ecológica. São sementes tradicionais, rústicas e adaptadas localmente, não são dependentes dos modernos insumos industriais, como adubos químicos e agrotóxicos, são mais resistentes às adversidades climáticas e importantes para a segurança alimentar e para a conservação da biodiversidade. 

Um dos grupos que está participando do espaço é a Cooperativa União, de Canguçu, que conta com 20 produtores de aproximadamente 40 variedades de sementes de milho, além de sementes de feijão e forrageiras, como mais uma alternativa de renda. Um dos associados, o produtor Júlio Watthier, conta que no município sede da Cooperativa as sementes crioulas fazem parte do programa troca-troca, desenvolvido pela Prefeitura. Assim, as sementes são adquiridas da Cooperativa e fornecidas aos agricultores interessados, com subsídio de 50% e prazo para pagamento. Em Canguçu, também acontece uma feira de sementes a cada dois anos, sendo que a próxima será em 2017. Para Watthier, a participação em feiras como o Rural Show, tem a intenção, mais do que vender, de divulgar o trabalho realizado pelo grupo.

O Rural Show acontece no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, numa promoção da Emater/RS-Ascar, Cooperativa Piá e Prefeitura Municipal e tem entrada franca. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.