CI

Rural Show 2016: Tecnologia simples reduz custos na avicultura e melhora qualidade do solo

Alimentar os animais com uso reduzido de ração e ao mesmo tempo fornecer nutrientes ao solo para o cultivo de frutas ou hortaliças, por exemplo.


Alimentar os animais com uso reduzido de ração e ao mesmo tempo fornecer nutrientes ao solo para o cultivo de frutas ou hortaliças, por exemplo, é o que buscam os agricultores que investem na criação de galinhas. Isso é possível graças a um sistema simples e extremamente barato, o galinheiro móvel, que está sendo apresentado pela Emater/RS-Ascar no 8º Rural Show, um dos maiores eventos voltados à agricultura familiar e ao cooperativismo do Brasil, que acontece desde ontem (07/07) e segue até domingo (10/07), no Centro de Eventos do município de Nova Petrópolis. 

De acordo com o técnico em Agropecuária da Emater/RS-Ascar, Adriano Ferrari, o objetivo desta tecnologia é fornecer alimento natural às galinhas, reduzindo a necessidade de investimento em ração e, consequentemente, os custos de produção de ovos e carne de aves. "Além da economia de recursos, que traz impacto positivo para a renda das famílias, as galinhas, ao consumirem os insetos e vegetais naturalmente disponíveis no ambiente, já fazem a capina e deixam o esterco que servirá de adubo para pomares ou hortas", explica o extensionista.

O galinheiro móvel consiste em uma estrutura com capacidade para abrigar até quatro galinhas de postura ou cinco para corte por metro quadrado, que pode ser construída a partir de materiais como madeira e arcos de metal ou galvanizados, que manterão as aves protegidas de animais silvestres e limitadas a um determinado espaço da propriedade. "A ideia central é que o sistema possa se movimentar, através da instalação de rodas, para que a disponibilidade de alimento fresco seja constante. Ele pode ser construído com o que o produtor tiver em casa mesmo e o custo de implantação é baixíssimo. O que temos aqui é um exemplo de projeto feito por uma produtora da região, mas ele pode ter outras formas e tamanhos, dependendo da criatividade de quem irá construí-lo e do quanto pode investir". 

"Esse contato direto com o solo proporciona qualidade de vida às galinhas. Eu sempre comento com os agricultores que, através deste sistema, criamos as galinhas presas e soltas ao mesmo tempo, assim como alimentamos os animais e o solo ao mesmo tempo. Esse bem-estar permite que automaticamente as aves ponham mais ovos ou tenham uma carne mais firme, fatores que agregam valor a esses produtos e também melhoram a renda das famílias", finaliza Ferrari.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.