CI

Rural Show apresenta Propriedade Rural Sustentável

Temática apresentará o gerenciamento ambiental de uma verdadeira propriedade rural


Durante os quatro dias do Rural Show – antigo Agroshow –, que inicia nesta quinta-feira, dia 28 de junho, os visitantes poderão conferir de perto o funcionamento de uma “Propriedade Rural Sustentável”.

A temática “Sucessão Familiar na Agricultura e Adequação Legal e Ambiental da Propriedade Rural” desenvolvida pela Emater-RS/ASCAR, juntamente com o Colégio Bom Pastor, de Nova Petrópolis, apresentará o gerenciamento ambiental de uma verdadeira propriedade rural.

Para isso, já está em fase final à montagem dentro do Rural Show de uma construção de moradia sustentável em um terreno rural, com a utilização de madeira proveniente de plantios florestais, como o pinus e o eucalipto. No cenário recriado, há uma cascata com um curso d’água que atravessa o terreno – paisagem, esta, geralmente encontrada nas propriedades existentes no interior do Rio Grande do Sul.

A partir desta ambientação, várias oficinas e dinâmicas se desenvolverão com assuntos relevantes, como: reflorestamento nas áreas da encosta; fruticultura comercial, com abordagem do controle alternativo e ecológico de pragas; olericultura, com apresentação de práticas ecológicas de manejo e cultivo protegido; apicultura, com aproveitamento da vegetação nativa e polinização dos pomares, através da integração destas atividades; cultivo de plantas condimentares e medicinais em pequenos espaços com reutilização das embalagens e ações de Segurança Alimentar, com aproveitamento integral do alimento e culinária com flores comestíveis.

O saneamento da propriedade será feito por plantas especiais, como: plantas aquáticas, como aguapés. Já a água da chuva coletada dos telhados será colocada em cisternas e reaproveitada na caixa d’água dos banheiros, na horta doméstica multifuncional, que cultivará frutas, hortaliças, temperos e condimentos, no jardim útil, que terá, não só a beleza das plantas e flores, mas também plantas medicinais e flores medicinais e comestíveis.

Outro aspecto a ser tratado nas temáticas da “Propriedade Rural Sustentável” será a biodiversidade das sementes crioulas – que são aquelas cultivadas por agricultores familiares e melhoradas através de processos de cruzamento entre as variedades no decorrer dos anos, se adaptando ao local, mudanças climáticas e manejo.
 
Serão trocadas e distribuídas sementes tradicionais que a própria comunidade mantém e que podem ser propagadas pela semente que a propriedade produzirá, ou seja, originando pouco ou nenhum uso de insumos químicos, como os agrotóxicos.

Tema de extrema importância, o aproveitamento da energia solar e térmica estará em pauta na dinâmica “Energia Solar: do aquecimento d’água à secagem de grãos”. Está sendo construído no espaço um painel de aquecimento com placa solar industrializado, que terá como finalidade aquecer a água para lavar louça e roupa, além da água dos chuveiros e da torneira do banheiro.

Também estará exposto na propriedade um silo secador com ventilação forçada com ar natural e em temperatura ambiente, desenvolvido para armazenar e secar grãos. A novidade ficará por conta de uma maquete de “Secador Solar” que estará montada no local. Além de usar a ventilação forçada, ela aproveitará o aquecimento solar para secar os grãos.

Para dar vida a essa “Propriedade Rural Sustentável”, com todos os seus minuciosos detalhes, arquitetos e urbanistas, engenheiros civis, designers, técnicos em paisagismo e meio ambiente, carpinteiros e marceneiros, madeireiras, fabricantes de esquadrias em eucalipto e aberturas em pinus, fabricantes e fornecedores de chapas, materiais de cobertura e outros relacionados à construção se uniram para aplicar seus conhecimentos no espaço. “A finalidade é transmitir esse “conhecimento” através dessa valiosa iniciativa ao maior número de pessoas, visando não só o crescimento dos pequenos agricultores brasileiros, mas o “crescimento inteligente” desse setor que tanto faz pela economia nacional”, finalizam os organizadores do Rural Show.

Mais informações:

Este ano, o tema principal do Rural Show será “Dinâmicas, Negócios e Tecnologias – Valorizando a Agricultura Familiar e o Cooperativismo”. O evento acontece de 28 de junho a 1º de julho, e é organizado pela Cooperativa Piá, Emater / ASCAR RS, Sicredi Pioneira e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.