CI

Rural Show premia as melhores novilhas e terneiras

Exposição de Novilhas e Terneiras das Raças Holandesa e Jersey



No dia 19 de julho ocorreu a premiação dos animais participantes da “Exposição de Novilhas e Terneiras das Raças Holandesa e Jersey”, organizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul – Gadolando, no Rural Show 2014.

Novidade na edição deste ano do evento, a exposição é oficial e rankiada, com 100% dos animais registrados, ou seja, todos com origem genealógica conhecida.

Para definir as vencedoras entre as 90 participantes, de 16 produtores de oito municípios, um juiz oficial da Gadolando escolheu as novilhas e terneiras durante o julgamento, levando em consideração atributos que poderão potencializar a produção das futuras vacas de leite. “Várias características foram analisadas, como pernas e patas, tamanho, profundidade corporal e características de feminilidade”, ressaltou o coordenador da exposição, João Almir Bondan, que completou: “Se a vaca for parecida com um boi ela não vai produzir leite e sim carne”.

Reservada - branca e a Grande Campeã da Raça Holandesa - preta - Crédito Mauro Stoffel

O julgamento foi aberto ao público e o juiz, ao escolher os animais, explicou a quem estava assistindo e aos produtores os motivos, gerando, dessa forma, informações importantes para os criadores sobre características que fazem um animal ter mais valor.

De acordo com Bondan, tudo isso visa as vacas de alta produção e com longevidade, ou seja, que permanecerão produzindo leite por muito mais tempo na propriedade. “Uma exposição como essa, oficial, enaltece a qualidade dos animais participantes e qualifica ainda mais o evento”, finalizou Bondan.

O Rural Show é organizado pela Cooperativa Piá, em parceria com Emater / RS – ASCAR e a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. O evento tem entrada franca e encerra amanhã, dia 20 de julho.

Vencedoras

Holandesas

Grande Campeã Fêmea Jovem da Raça Holandesa
Novilha Julia Babalu Reginald
Produtor: Claudimar Tomasi e Filhos, de Vila Maria

Reservada de Grande Campeã Fêmea Jovem da Raça Holandesa
Piá Gramms 153 Braxton
Produtor: Valdemar Gramms, de Linha Imperial – Nova Petrópolis

3ª Melhor Fêmea Jovem da Raça Holandesa
Julia Maristela Bonie Blitz
Produtor: Claudimar Tomasi e Filhos, de Vila Maria

Jersey

Grande Campeã Fêmea Jovem da Raça Jersey
Novilha 293
Produtor: Antonio Normelio Lauer, de Morro Reuter

Reservada Campeã Fêmea Jovem da Raça Jersey
Novilha 2400
Produtor: Romeu Waltemir Ruppenthal, de Linha Marcondes – Gramado

3ª Melhor Fêmea Jovem da Raça Jersey
Novilha 2382
Produtor: Romeu Waltemir Ruppenthal, de Linha Marcondes – Gramado

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.