CI

Ruraltins e parceiros realizam Dia de Campo sobre o cultivo do açafrão-da-terra no Tocantins

Ação visa levar informações aos produtores


Foto: Eliza Maliszewski

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e as prefeituras municipais de Porto Nacional e Monte do Carmo realizaram na manhã desse sábado, 2, na Fazenda Primavera, em Monte do Carmo, um Dia de Campo para a cultura do Açafrão-da-terra.

Conhecida também como cúrcuma, essa especiaria de origem indiana, além de servir como condimento na gastronomia, está sendo bastante aproveitada pela indústria farmacêutica por amplos benefícios à saúde, que vão desde propriedades antioxidantes a anti-inflamatórias.

De olho no mercado, o produtor Geylson Neres Gomes é o maior plantador de açafrão do Estado. Ele conta que iniciou o cultivo do açafrão em novembro do ano passado, em uma área de 5 hectares. Com a perspectiva de aumentar a produtividade para mais 10 hectares até novembro deste ano, totalizando 15 hectares de açafrão, a previsão é colher 120 toneladas em 2022.

“O interesse surgiu a partir da análise do mercado a preços bem atrativos, e considerando também o momento oportuno com advento da covid-19, pois além da área de condimentos, gerou o interesse do ramo farmacêutico e de cosméticos aumentando consideravelmente a demanda de mercado”, relatou o produtor e anfitrião do primeiro dia de campo do Açafrão no Tocantins.

Dia de campo 

O Dia de Campo para a cultura do Açafrão-da-terra foi realizado com o objetivo de levar informações aos produtores interessados em iniciar essa atividade, visando aumentar a produtividade dessa especiaria no Estado, e assim atender, inicialmente, a demanda tocantinense.

“A nossa intenção é fazer com que o açafrão chegue até a mesa do tocantinense. Hoje, a gente importa açafrão e, com esta iniciativa, vamos apresentar a demanda existente hoje no Estado como alternativa para a pequena propriedade, o pequeno agricultor. Vamos apresentar essa demanda inclusive na programação da Agrotins”, ressaltou o presidente Fabiano.

Projetos em andamento

A cultura do açafrão-da-terra está sendo implantada em vários municípios tocantinenses.

“Esse projeto de disseminar a cultura do açafrão é fruto da missão que nós fizemos em Goiás, para conhecer a produção no município de Mara Rosa, por meio do apoio com a cooperativa, e a aquisição de mudas por parte dos produtores. Estamos com esse projeto em Monte do Carmo, que envolve 15 famílias onde cada um tem sua parcela de produção em uma área de aproximadamente 6 hectares. Hoje, aqui no Estado, a cultura do açafrão já está em 15 hectares acompanhado pelo Ruraltins. No projeto São João, tem uma área de mais ou menos cinco a seis hectares, temos também na aldeia Xerente, em Tocantínia; e no sudeste, no município de Taguatinga”, explicou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kin Gomides.

O encontro contou com a presença do presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda; do prefeito de Porto, Ronivon Maciel; do secretário da Agricultura de Monte do Carmo; e do diretor comercial da Neresco, Rafael Neres Cortes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.