Rússia ameaça vender produtos agrícolas só para 'amigos’
CI
Imagem: Pixabay
MUNDO

Rússia ameaça vender produtos agrícolas só para 'amigos’

Medvedev observou que as exportações agrícolas para países “amigos” seriam pagas em uma combinação de rublos e a moeda do país importador
Por: -Leonardo Gottems

O ex-presidente russo Dmitry Medvedev, que agora é vice-presidente do conselho de segurança da Rússia, alertou em 1º de abril nas mídias sociais que o maior exportador de trigo do mundo poderia limitar a oferta de produtos agrícolas a países que são "amigáveis" à Rússia, Reuters relatado.

Medvedev, um aliado próximo do presidente russo, Vladimir Putin, fez os comentários no momento em que a invasão da Ucrânia pela Rússia entra em sua quinta semana e as sanções econômicas impostas pelos países ocidentais sobre a crise na Ucrânia continuam a prejudicar significativamente a economia da Rússia.

“Só forneceremos alimentos e produtos agrícolas para nossos amigos”, disse Medvedev nas redes sociais. “Felizmente, temos muitos deles, e eles não estão na Europa ou na América do Norte.” Uma grande parte das exportações de grãos da Rússia é enviada para o Oriente Médio e África. Recentemente, a China, que não criticou a invasão russa de seu vizinho soberano, concordou em aumentar as importações de trigo da Rússia.

Medvedev observou que as exportações agrícolas para países “amigos” seriam pagas em uma combinação de rublos e a moeda do país importador. Putin recentemente ameaçou parar de exportar petróleo para países “hostis” a menos que pagassem em rublos.

Além disso, os pagamentos em rublos que a Rússia insiste para suas exportações de gás afetarão os acordos com vencimento no final de abril e maio, e a Rússia não interromperá o fornecimento de gás para a Europa hoje, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. O presidente russo, Vladimir Putin, assinou decreto ontem estipulando a mudança de moeda.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.