CI

Rússia é oportunidade para produtos Halal

País conta com considerável comunidade muçulmana


Foto: Pixabay

A Rússia pode ser um mercado em potencial para os produtos halal. O país conta com 20 milhões de habitantes que praticam o islã, com muitas cidades compostas exclusivamente por muçulmanos. “Eles residem em todo o país e são a maioria da população em várias regiões como Ingushetia, Chechênia, Daguestão, Cabárdia-Balcária, Carachai-Circássia, Bascortostão e Tartaristão”, cita o CEO da SIILHalal, Chaiboun Darwiche, empresa especializada em certificação Halal.

O Brasil já é considerado o país número um no mundo em exportações de carne bovina e de frango Halal. Em 2020 por exemplo, a Rússia foi o quinto maior comprador de carne bovina brasileira e teve importante participação no complexo carne de frango totalizando 83,9 mil toneladas negociadas, acréscimo de mais 30% comparado ao ano anterior. Com isso a avaliação é que esta pode ser uma oportunidade para diversas empresas nacionais.

Para ele, além do complexo carnes Halal, cada vez mais a população muçulmana busca produtos que atendam as exigências religiosas. “Vemos diversos potenciais mercados que ganham projeção e apelo do público consumidor muçulmano. Empresas que atuam no ramo de cosméticos, higiene, beleza, chocolate, café ou mesmo moda passam a ser setores com grande potencial para exportar seus produtos para os muçulmanos russos e a certificação halal passa a ser uma estratégia comercial de grande valor”, completa Chaiboun.

Em 2020 foram quase 400 mil toneladas de carnes bovinas (receita de US$ 1.302.641.520,00) e 1.900 milhão de tonelada de frango (US$ 2.395,20 milhões) exportadas para os países árabes e Ásia. Os produtos Halal são aqueles produzidos de acordo com as leis islâmicas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.