CI

Rússia suspende importações de carne brasileira após caso de aftosa


O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, confirmou nessa sexta-feira (18-06) que a Rússia suspendeu a importação de carne bovina brasileira depois que o ministério divulgou haver foco de febre aftosa no Estado do Pará.

Rodrigues considerou "natural" a decisão da Rússia e disse que o governo brasileiro já enviou comunicado para a OIE (Organização Internacional de Epizootias) e para os países com quem o Brasil mantém relações comerciais. A expectativa é a de que o problema seja resolvido rapidamente, disse o ministro.

Aftosa

Ontem, o Ministério da Agricultura confirmou que foi localizado um foco da febre aftosa no município de Monte Alegre, no noroeste do Pará. A localização acontece após 34 meses sem a identificação de casos no Brasil.

Como essa região já era considerada pelo próprio ministério como de alto risco para a doença, o gado do Pará não pode ser exportado nem circular por outros Estados.

No entanto, produtores e exportadores brasileiros dizem que o fato vai, no mínimo, atrapalhar esforços que o governo vinha fazendo para abrir os mercados japonês e americano para a carne fresca brasileira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.