CI

Rússia também vai subsidiar fretes para exportar mais

A medida visa estabilizar os preços domésticos e aumentar as margens dos agricultores


Depois da Argentina, agora é a Rússia quem decide subsidiar fretes para aumentar competitividade da exportação. O governo da Rússia emitiu um decreto (no. 1595) com a regulamentação que prevê subsídios do Orçamento Federal para o transporte de grãos no país, aponta a Consultoria Trigo & Farinhas. 

A decisão entrou em vigor no último dia 21 de dezembro do ano passado, e deverá vigorar até 30 de junho de 2018. O decreto aloca um total de $ 2,99 bilhões de rublos em subsídios do Orçamento Federal para o transporte de 3,18 milhões de toneladas de trigo, cevada e milho para 13 regiões dos distritos federais (o equivalente aos estados no Brasil) Central, Volga, Ural e Sibéria. 

“A medida espera estimular as exportações de grãos das regiões envolvidas, estabilizar os preços domésticos e aumentar as margens dos agricultores. É o segundo país a anunciar medidas de incentivo às exportações. Ainda nesta semana falamos que o governo Macri, da Argentina, em acordo com os terminais privados, reduziu entre 30% e 40% os custos de atracagem nos portos do país”, comenta o analista Luiz Fernando Pacheco, da Consultoria Trigo & Farinhas. 

“Em dezembro passado, outro acordo entre o governo argentino e sindicatos reduziu o custo da mão de obra estivadora. O governo brasileiro ainda não pode fazer isto porque está atolado em dívidas (mais de US$ 170 bilhões de déficit em 2017) precisa de cada centavo para preencher o caixa. Mas, com isto, perdemos competitividade no mercado internacional”, conclui Pacheco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.