CI

Russo quer trocar aviões por frango da Tailândia


Os russos, que suspenderam as importações de todas as carnes do Brasil em função de um caso de febre aftosa no Amazonas, parecem não se assustar com a gripe de aves que está assolando a Ásia.

Nesta semana, técnicos russos estão inspecionando instalações de processamento de carne de aves na Tailândia como parte da proposta do governo tailandês de trocar a carne por caças bombardeiros russos, informou um representante do governo tailandês. A Tailândia encontrou o vírus da gripe em cinco províncias somente neste ano.

Um funcionário do departamento de comércio russo e dois veterinários concluirão suas inspeções ainda nesta semana, segundo Yukol Limlamthong, diretor-geral do Departamento de Desenvolvimento de Animais para Consumo. A Tailândia pretende vender para a Rússia cerca de 40 mil toneladas de frango congelado.

A Tailândia, que tem cerca de 100 mil toneladas de carne de frango congelada que não conseguiu vender, está em conversações com a Rússia e a Suécia para trocar a carne por aviões. A carne não vendida contribuiu para reduzir a produção de frango, afetando os produtores de outras commodities como milho e soja, ingredientes principais das rações animais, disse em novembro o Ministério do Comércio.

GFPT, Charoen Pokphand Foods e outras exportadoras tailandesas acumularam grandes estoques de frango porque União Européia, Japão e outros países proibiram as importações deste produto da Tailândia desde janeiro de 2004, por causa da gripe de aves.

"Será muito difícil convencer os russos a comprar nossa carne por causa da recorrência do contágio da gripe das aves na Tailândia e em toda a região", disse Yukol.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.