Russo quer trocar aviões por frango da Tailândia

Agronegócio

Russo quer trocar aviões por frango da Tailândia

Por:
2 acessos

Os russos, que suspenderam as importações de todas as carnes do Brasil em função de um caso de febre aftosa no Amazonas, parecem não se assustar com a gripe de aves que está assolando a Ásia.

Nesta semana, técnicos russos estão inspecionando instalações de processamento de carne de aves na Tailândia como parte da proposta do governo tailandês de trocar a carne por caças bombardeiros russos, informou um representante do governo tailandês. A Tailândia encontrou o vírus da gripe em cinco províncias somente neste ano.

Um funcionário do departamento de comércio russo e dois veterinários concluirão suas inspeções ainda nesta semana, segundo Yukol Limlamthong, diretor-geral do Departamento de Desenvolvimento de Animais para Consumo. A Tailândia pretende vender para a Rússia cerca de 40 mil toneladas de frango congelado.

A Tailândia, que tem cerca de 100 mil toneladas de carne de frango congelada que não conseguiu vender, está em conversações com a Rússia e a Suécia para trocar a carne por aviões. A carne não vendida contribuiu para reduzir a produção de frango, afetando os produtores de outras commodities como milho e soja, ingredientes principais das rações animais, disse em novembro o Ministério do Comércio.

GFPT, Charoen Pokphand Foods e outras exportadoras tailandesas acumularam grandes estoques de frango porque União Européia, Japão e outros países proibiram as importações deste produto da Tailândia desde janeiro de 2004, por causa da gripe de aves.

"Será muito difícil convencer os russos a comprar nossa carne por causa da recorrência do contágio da gripe das aves na Tailândia e em toda a região", disse Yukol.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink