Russos sugerem exportações precificadas em rublos
CI
Imagem: Divulgação
MUNDO

Russos sugerem exportações precificadas em rublos

No entanto, G& acabou rejeitando
Por: -Leonardo Gottems

Vyacheslav Volodin, um membro do parlamento russo, sugeriu em 30 de março em seu canal de telegrama que todas as commodities de exportação da Rússia, incluindo grãos, deveriam ser precificadas em rublos em vez de dólar americano ou euro.  

Volodin, que é presidente do Estado Duman, a câmara baixa do parlamento russo, escreveu: “Os países europeus têm todas as oportunidades de mercado para pagar em rublos. Não há tragédia nisso. A situação é muito mais terrível quando há dinheiro, mas não há bens.

“Além disso, será apropriado, onde beneficia nosso país, expandir a lista de bens exportados por rublos: fertilizantes, grãos, petróleo, petróleo, carvão, metais e madeira.” Volodin acrescentou que os políticos europeus precisam “encerrar as negociações, parar de procurar justificativas para que seus países não possam pagar em rublos. Eles fizeram de tudo para minar a confiança no dólar e no euro, de modo que a Rússia rejeitou acordos mútuos nessas moedas”.

Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, também pediu o preço de todas as exportações de commodities do país em rublos em resposta às sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos e seus aliados europeus após a invasão russa da vizinha Ucrânia. Nos últimos anos, a Rússia tem sido o maior exportador mundial de trigo, respondendo por cerca de 19% do mercado.

Nos últimos anos, a Rússia tem sido o maior exportador mundial de trigo, respondendo por cerca de 19% do mercado. “O pagamento em rublos é inaceitável […] pedimos às empresas envolvidas que não cumpram a exigência de Putin“, afirmou ministro das Finanças da Alemanha, Robert Habec após reunião virtual com outros ministros da Economia do G7. A presidência rotativa do grupo é atualmente ocupada pela Alemanha.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.