CI

SAA amplia prazo de vacinação contra aftosa no RS


Os criadores podem vacinar o rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa no RS até o dia 30 de junho. A Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) estendeu o prazo da segunda etapa da campanha de imunização que terminaria no dia 15 devido a ocorrência de chuvas, conforme destaca o chefe do Serviço de Combate à Febre Aftosa (Secofa), da SAA, Antônio Ferreira Netto . A vacinação abrangerá 2,6 milhões de terneiros do rebanho gaúcho. Até a última sexta-feira 1,6 milhão de animais haviam recebido a dose de reforço.

O Secofa pretende aplicar até o fim deste mês, a medicação entre 90 e 95% de terneiros, que receberam a primeira dose da vacina em janeiro ou fevereiro. Produtores enquadrados em critérios do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), que tem até 50 reses, têm direito a dose gratuita nas inspetorias veterinárias.

Segundo a SAA, o governo estadual quer recuperar a credibilidade da carne do Rio Grande do Sul e lançar o selo Marca Agropecuária Gaúcha como garantia de qualidade. O secretário de Agricultura do RS, Odacir Klein, considera, porém 'importante a concretização da cobertura vacinal, mesmo que o Estado não disponha de recursos orçamentários para a imunização'. No Rio Grande do Sul, a maior dificuldade no combate à doença é a fronteira extensa, de aproximadamente 680 quilômetros com a Argentina, à beira do rio Uruguai, e de 800 quilômetros com o Uruguai, que é banhada pelos rios Quaraí e Jaguarão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.