Sacarose poderá combater vassoura-de-bruxa no Espírito Santo
CI
Agronegócio

Sacarose poderá combater vassoura-de-bruxa no Espírito Santo

A indução de resistência com sacarose em cacaueiro já é aplicada, com sucesso
Por:

Depois de 12 anos de pesquisa do uso de sacarose no combate à vassoura-de-bruxa, o produto será testado nas lavouras de cacau de Linhares/ES. A decisão é da gerência regional da Comissão Executiva para Recuperação da Lavoura Cacaueira, da Ceplac.

A indução de resistência com sacarose em cacaueiro já é aplicada, com sucesso, na Bahia. Para o pesquisador da Ceplac, Deraldo Ramos Vieira, a indução é um divisor de águas entre as tecnologias de controle da doença e pragas e o novo paradigma que leva em conta a capacidade da planta em se defender de maneira eficiente.

Segundo Vieira, a tecnologia induz resistência a fatores como fungos e bactérias, os custos são baixos, e os efeitos, de longo prazo, aumentaram a produção em 50% nos cacaueiros testados. “É uma tecnologia compatível com a agricultura orgânica que garante maior proteção ao meio ambiente. O impacto ambiental é praticamente nulo”, informou.

Na opinião do diretor da Ceplac, Jay Wallace, a indução com sacarose permite a escolha de materiais genéticos de alta produtividade. “Se comprovada a experiência com a sacarose, poderemos selecionar materiais altamente produtivos para fazer a indução”, disse.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.