SAF/MDA divulga resultado de seleção de projeto para cadeia do biodiesel

Agronegócio

SAF/MDA divulga resultado de seleção de projeto para cadeia do biodiesel

O projeto selecionado irá atender 37 empreendimentos do PNPB
Por:
312 acessos

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), divulga nesta segunda-feira (29-11), o resultado do Concurso de Fomento à Participação da Agricultura Familiar na Cadeia Produtiva do Biodiesel. A entidade que teve projeto selecionado é o Instituto Mineiro de Desenvolvimento (IMDC) e terá como trabalho definir soluções gerenciais tecnológicas e implementá-las em empreendimentos coletivos de agricultores familiares. Serão utilizadas Metodologia de Assistência Técnica em Organização, Gestão, Produção e Comercialização para empreendimentos da Agricultura Familiar (MAT-Gestão).

O projeto selecionado irá atender 37 empreendimentos inseridos no Programa Nacional de Produção e Uso Sustentável do Biodiesel (PNPB), nos estados da Bahia, Ceará, Sergipe, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O projeto beneficia 18 mil agricultores familiares.

O diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, explica que o objetivo do projeto é melhorar a qualidade da gestão das cooperativas de agricultura familiar inseridas da cadeia produtiva do biodiesel e prepará-las para o desafio do crescimento. Segundo Campos, em 2006, eram quatro cooperativas de agricultores no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Três anos mais tarde, em 2009, este número cresceu para 42 cooperativas que, naquele ano, responderam por 64% das vendas de oleaginosas dos agricultores familiares para o Programa, totalizando cerca de R$ 677 milhões comercializados. Segundo Campos, a SAF/MDA irá capacitar, a partir de março de 2011, os técnicos que irão executar o projeto para a aplicação da MAT-Gestão. Estão previstas cinco oficinas para a capacitação.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink