CI

Safra agrícola do Piauí ultrapassa 2 milhões e 397 mil ton de grãos

O crescimento na produção de soja e de outras culturas, como o milho, foi significativo


O crescimento na produção de soja e de outras culturas, como o milho, foi significativo

De acordo com avaliação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de março a abril a safra agrícola do Piauí teve um crescimento de 4%, o que representa a consolidação dessa safra e um aumento de 73% com relação à do ano passado, ultrapassando 2 milhões e 397 mil toneladas de grãos para a colheita 2010/2011.


Para a Conab, é uma safra recorde do Estado do Piauí, que junto com o Maranhão, Tocantins e Norte da Bahia, se identifica como a última fronteira agrícola do País.

O crescimento da produção de soja, no Piauí, é de 40%, enquanto nos outros Estados o aumento ficou entre 2% e 5%, nunca ultrapassando os 10%. Esse fato se dá em razão de suas terras já estarem saturadas, sem ter para onde crescer. Por outro lado as terras do Piauí estão melhorando e crescendo cada vez mais. A produtividade por hectare está entre as melhores do País.

A Conab constatou ainda que outra cultura que está tendo boa produção é o milho, que dobrou. A produção saiu de 350 mil toneladas de grãos, para 100 mil toneladas. Com isso, o Piauí se firma no mercado regional como exportador desse produto para o Nordeste, o que proporciona certa confiança para a instalação de agroindústrias de beneficiamento de alimentos ou de produção de carnes no cerrado, dando mais tranquilidade para quem quer investir no Piauí.


Outros produtos que tiveram boa produção foram o arroz e o feijão. O arroz saltou de 113 mil toneladas para 307 mil toneladas, e o feijão de 34 mil toneladas para 116 mil toneladas, o que representa um crescimento de 170% e 240%, respectivamente. Os números incluem também a produção da agricultura familiar, pois houve uma boa distribuição de chuvas em todo o Estado proporcionando uma boa safra de feijão e uma excelente safra de arroz, aumentando a rentabilidade dos produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.