CI

Safra 2014 fecha em mais de 600 milhões de quilos de uva no RS

Volume total ficou cerca de 1% menor em relação a 2013


Na safra 2014, o Rio Grande do Sul, estado onde se origina 90% da produção total do país, produziu 604 milhões de quilos de uva. Deste total, 538 milhões de quilos (89%) são de variedades americanas e híbridas - usadas na elaboração de vinho de mesa e suco - e 66 milhões de quilos (11%) de uvas viníferas, usadas para elaborar vinhos finos. Em 2013, a safra foi de 611,9 milhões de quilos, sendo 537,5 milhões de quilos de americanas e 74,3 milhões de quilos de variedades viníferas.


A diferença entre os resultados, que representa uma redução de cerca de 1%, explica o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá, se deve a alguns períodos de geada e queda de granizo. Percebeu-se também, segundo ele, que o clima foi muito semelhante entre as regiões produtoras gaúchas. Mesmo a Serra do Sudeste, tradicionalmente mais seca, teve produção com qualidade similar à da Serra Gaúcha.

"Pode-se dizer que foi uma safra boa em qualidade, principalmente os vinhos-base para espumantes e os vinhos tintos jovens de média guarda. Tivemos uma safra com características de mediana à boa", afirma. Apesar de ainda ser cedo para qualquer previsão, Scottá garante que ao excesso de chuva que atingiu o estado no início de julho não compromete a próxima safra, já que este período é de dormência das parreiras. As podas devem começar na segunda quinzena do mês.

Segundo o presidente Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do vinho (Ibravin), Moacir Mazzarollo, as uvas colhidas no início de fevereiro tiveram melhor qualidade, como a Concord e a Bordô, usadas principalmente na elaboração de vinhos de mesa e sucos. Dentre as viníferas, a Chardonnay é um exemplo de boa qualidade nesta safra. "A média de grau (teor glucométrico) depende da época da colheita. As que foram colhidas no início de fevereiro tiveram excelente qualidade", diz.


O presidente da Associação dos Vinhos da Campanha, Giovani Silveira Peres, explica que a incidência de chuvas também atingiu a Campanha Gaúcha e que por isso em algumas variedades não se chegou a atingir o ápice de excelência, mas a média geral foi de boa qualidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.