CI

Safra americana pode expandir, de novo, em 2018

Expansão mais provável é da soja


Uma análise do economista Todd Hubs, especializado em agricultura na Universidade de Illinois, afirma que os Estados Unidos, depois de um novo recorde de produção e sobreoferta a nível mundial, se preparam para um novo aumento da área de grãos em 2018, ainda que moderado.

A previsão de Hubs é baseada nos preços atuais e no mais recente relatório do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A expectativa do economista é que exista uma expansão de área tanto para soja como para milho.

Em 2017, poucos estados americanos diminuíram a área plantada e, segundo Hubs, isso deve se repetir em 2018. Mas os cultivos que tiveram aumento de área foram soja, algodão, centeio, amendoim e canola. A superfície de milho diminuiu em alguns estados, mas aumentou no Kansas, Michigan e Dakota do Norte.

Hubs ressalta que para exista um aumento de área, basta que exista “prospecção de demanda” e tudo indica que a demanda deve aumentar no ano que vem – salvo no caso do milho. “As prospecções de demanda no caso do milho tem sido ambíguas. A demanda é alta para uso de etanol e excede anos anterior, mas as exportações [dos Estados Unidos] são mais baixas que anos anteriores”, considerou o economista. Ele ainda acrescentou que as negociações do Nafta geram incerteza no mercado de milho em função de que o México é o mais importador mundial.

Na soja, o panorama é muito diferente com forte demanda para moagem no início da atual temporada e exportações em alta. “Agora a safra sul-americana será chave para determinar o tamanho das exportações americanas no ano que vem”, resumiu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.