CI

Safra atual de café será menor no Paraná

A estimativa é de quebra na produção de 440 mil sacas


Segundo dados do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Deral/Seab), o Estado deve colher nesta safra 1,8 milhões de sacas de café. A estimativa é de quebra na produção de 440 mil sacas.

"A diminuição do volume se deve a problemas climáticos, que coincidem com o ano em que as lavouras produzem menos", disse o técnico do Deral, Dirlei Antônio Manfio.

A produção de café é marcada pela bi-anualidade, ou seja, um ano de safra boa (chamada de safra cheia) e outro ano de safra menor (conhecida como intermediária).

Na última safra, o Paraná cultivou 105, 6 mil hectares e colheu 2,24 milhões de sacas de café, assinalando a média de 22,4 sacas por hectare.

Conforme Manfio, cerca de 66 % da colheita no Estado é proveniente de lavouras do sistema adensado. O restante vem de áreas que ainda utilizam o sistema tradicional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.