Safra da soja bate recorde, mas área e valor de produção caem

Agronegócio

Safra da soja bate recorde, mas área e valor de produção caem

A soja foi o grande destaque de safra de grãos de 2006, atingindo volume recorde de 52,464 milhõe de toneladas
Por:
83 acessos

Pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que a soja foi o grande destaque da safra de grãos de 2006. A produção do grão atingiu volume recorde de 52,464 milhões de toneladas, 2,5% superior à de 2005.

O índice positivo não impediu, entretanto, que o grão sofresse redução de 3,9% da área colhida e que seu valor de produção caísse 15,1%.

Já o segundo lugar no ranking dos grãos coube ao milho, que registrou um aumento de 21,5% na produção, recuperando-se dos efeitos das estiagens que afetaram a região Sul. Segundo o IBGE, soja e milho foram responsáveis, respectivamente, por 44,3% e 36,1% do total de grãos produzidos no país.

A Pesquisa Agrícola Municipal-Cereais, Leguminosas e Oleaginosa aponta ainda que a falta de chuvas regulares contribuiu para uma redução de 5,2% na área plantada de grãos no país em 2006.

O resultado representou 2,5 milhões de hectares a menos e interrompeu uma seqüência de crescimento que se mantinha desde 2001. Também houve diminuição de 15,1% no valor da produção frente a 2005, equivalente a R$ 7,3 bilhões em termos nominais. Em 2006, a produção de grãos foi de 117,3 milhões de toneladas, 4,1% superior à de 2005.

O trigo e o arroz foram os produtos com as maiores reduções de produção. Elas são explicadas principalmente pela menor área plantada pelos agricultores, desestimulados pelos baixos preços desses produtos no mercado.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink