CI

Safra da uva tem redução de 30% esse ano

Produtores dizem que o motivo foi a longa estiagem


Os cachos ainda nem ganharam a tonalidade vinho característica da Niagara, mas o produtor já sabe que a colheita vai ficar abaixo do esperado.

Para o produtor Vanderlei Benvegnu a produção caiu na faixa de 30% esse ano: "A falta d'água faz com que os pés fiquem desiguais".

A região que abrange mais de 5 mil pequenos produtores deve colher 5 mil toneladas da fruta.

Diferente de 2009, em que foi preciso controlar os fungos por causa do excesso de água, este ano o problema foi a estiagem. A região ficou quase 60 dias sem chuva e a consequência está no campo.

"A seca está prejudicando no tamanho dos cachos e no crescimento dos brotos", conta o presidente da Unifrutas - Federação das Associações de Produtores Rurais do Circuito das Frutas, Júlio César Veronesi.

Há 20 anos trabalhando com uvas o produtor Josué Cláudio Marqueti aprendeu a lidar com a variação do clima. Ele afirma que apesar de produzir menos cachos, os frutos devem manter a qualidade.

"Acredito que com menos frutos a produção acaba se tornando boa, de ótima qualidade, por causa dos teores de açúcar, mais concentrados", diz Marqueti.

A queda na produção não afeta só os agricultores mas deve chegar também ao consumidor. O cálculo de preço da fruta ainda não foi concluído, mas há previsão de aumento da uva para o Natal deste ano.

Para Veronesi o preço sempre é influenciado pela demanda: "Tem mais produto, menor o preço, menos produto, maior o preço".

A esperança dos produtores está neste aumento de preço: "A gente espera o preço, já que a produção caiu um pouco", diz Benvegnu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.