CI

Safra de algodão será menor em Goiás

Agricultores de Goiás começaram a colher a safra da cultura. Este ano, a produtividade caiu um pouco.


Agricultores de Goiás começaram a colher a safra de algodão. Este ano, a produtividade caiu um pouco.

Nesta safra foram plantados cerca de 58 mil hectares de algodão em Goiás. Em relação ao ano passado, houve uma redução de mais de 20% na área destinada à cultura.

Em Chapadão do Céu, no extremo sudoeste do Estado, foram plantados 12 mil hectares de lavoura.

A colheita na fazenda do agricultor Luiz Renato Zapparoli ainda está no início. O produtor fechou contrato antecipado de exportação. O rendimento da lavoura chega a 290 arrobas por hectare.

"O algodão está pesando. Os fardões estão saindo com o peso normal. O rendimento de pluma no beneficiamento está bom. O tipo está um pouco abaixo do que esperávamos. Mas podemos dizer que estamos contentes com o que estamos colhendo”, avaliou seu Luiz Renato.

Apenas 15% das lavouras do município já foram colhidas. E a estimativa da Agopa é que haja uma redução na produtividade em torno de 20% em relação à safra passada.

"Para quem não fez contratos futuros, a rentabilidade da cultura está meio complicada. Mas a maioria dos produtores que hoje está no ramo tem contratos feitos de trocar de algodão por defensivo. A briga hoje está sendo a redução de custos”, disse Marcelo Stewart, presidente da Agopa, Associação Goiana de Produtores de Algodão.

O último levantamento da Conab aponta para uma redução de 25% na safra brasileira de algodão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.