CI

Safra de amendoim terá sementes selecionadas

Tecnologia vai auxiliar produtores de amendoim a aumentar produção e ganhos


Foto: Pixabay

De olho em um mercado nacional e internacional aquecido, produtores de amendoim estão tendo agora o apoio de pesquisadores da Embrapa e da startup Fine Instrument Technology (FIT) para selecionar as melhores sementes e garantir que a nova safra de 2021  tenha grãos com as propriedades mais valorizadas pelo mercado.

A seleção das sementes – de uma amostra de 600 genótipos – está sendo feita através de análise com a tecnologia de Ressonância Magnética Specfit , desenvolvida pela FIT em parceria com a Embrapa Instrumentação ( em São Carlos, SP). Uma das principais características analisadas é o percentual de ácido oleico. O equipamento também permite a análise dos teores de óleos totais e umidade dos grãos, sendo essas análises consideradas como referências pelas normas ISO e AOCS.

O resultado das análises irá possibilitar a escolha das sementes cujos grãos colhidos atenderão às exigências de compradores mais exigentes, principalmente do mercado Europeu, que determina que o amendoim seja alto oleico.  O ácido oleico tem propriedades antioxidantes, altamente valorizadas por seus benefícios à saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares, por reduzir as frações do colesterol ruim, além de aumentar a vida de prateleira do produto

A Tecnologia SpecFit

A tecnologia da Ressonância Magnética SpecFit utilizada neste processo  tem várias vantagens em relação a outros métodos de análises, ressaltam os sócios da FIT, Silvia Azevedo e Daniel Consalter, sendo capaz de determinar parâmetros de forma rápida - em cerca de 30 segundos- , possibilitando a seleção em grande escala, não destrutiva, sem gerar resíduos nem utilizar produtos químicos, além de oferecer um melhor controle de qualidade à produção.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Jair Hauer, o "exame" de ressonância nas sementes de amendoins tem sido muito importante para se prever culturas com características mais desejadas pela indústria e, portanto, mais lucrativas para o produtor. Jair ressalta que a grande inovação está no fato de ser uma análise rápida, diferente da técnica de cromatografia gasosa, anteriormente utilizada, e que levava mais de um dia para analisar apenas um lote de sementes. "Estamos selecionando uma amostra de 600 sementes em apenas alguns dias. Se fossemos utilizar a cromatografia gasosa, levaríamos mais de um ano para fazer todas as análises e o custo seria enorme, ou seja, inviável”, afirma.  

A cultura do amendoim tem experimentado um crescimento importante, principalmente por ser a cultura escolhida para o rodízio feito com a cana de açúcar para a recuperação das propriedades dos solos. O Estado de São Paulo é responsável por mais de 96% da produção nacional

informações divulgadas pela  FIT – Fine Instrument Technology

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.