CI

Safra de arroz da Indonésia pode aumentar 6,4%

A produção pode subir para 58,18 milhões de toneladas ante 54,66 milhões de toneladas no ano passado


A Indonésia pode colher 6,4% mais arroz este ano quando o governo incentiva os produtores a plantarem mais do cereal para cobrir a escassez doméstica e reduzir a necessidade de importar. A produção de arroz sem casca pode subir para 58,18 milhões de toneladas ante 54,66 milhões de toneladas no ano passado, disse o ministro da Agricultura, Anton Apriantono.

O vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, afirmou anteriormente que o governo importará arroz de janeiro a março para cobrir o suprimento interno insuficiente. A Indonésia baniu as importações de arroz em janeiro de 2005 para proteger os produtores locais da queda dos preços."Nosso intuito é sermos auto-suficientes e menos dependentes das importações de arroz", disse o presidente Susilo Bambang Yudhoyono, após reunir-se com altos funcionários do Ministério da Agricultura, em Jacarta.

Os preços ao consumidor da maior economia do Sudeste Asiático subiram 6,6% em relação a um ano atrás após avançarem 5,3% em novembro, em virtude do alta da cotação do arroz, a alimentação básica para os 222 milhões de habitantes da Indonésia. "Nossa meta é facilitar a compra do arroz para a população", disse Yudhoyono. O governo estabeleceu uma meta para 2008 meta de uma colheita 61,09 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.