CI

Safra de café começa oficialmente em São Paulo

Produtores esperam bons preços apesar de ciclo baixo


Produtores esperam bons preços apesar de ciclo baixo

Uma colheita simbólica no maior cafezal urbano paulista marcou nesta quinta-feira (19) o início da safra de café no Estado. Embora seja um ano de ciclo baixo, os produtores tem expectativas de bons preços.

O evento foi promovido no cafezal do Instituto Biológico, em São Paulo. A área tem mais de 1.500 pés de café localizados na Vila Mariana. O Estado é o terceiro maior produtor de café do Brasil e começa a safra com estimativa de produção de 3,475 milhões de sacas, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA).


O volume é quase 25% inferior às 4,25 milhões de sacas colhidas no ano passado. A área plantada também é menor. O espaço ocupado pelas lavouras caiu de 209 mil hectares para 180 mil ha. A produtividade está estimada pelo IEA em 20,65 sacas por ha.

No Brasil, a colheita também deve ser menor, segundo previsão da Conab. A safra atual deve produzir 43,54 milhões de sacas, o que representa redução de 9,5% sobre o ciclo anterior, quando o país somou 47,6 milhões de sacas.

Para o consultor de agronegócios Marco Conejero, da Price Waterhouse Coopers, o cenário é favorável para o produtor, apesar de 2011 ser um ano de ciclo baixo. “A quebra de safra da Colômbia, um dos maiores produtores mundiais, vai aumentar a demanda pelo café brasileiro. Então, vai ser um ano de preços bons para o agricultor”, afirma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.