CI

Safra de café do Paraná recua quase 19% em 2016, diz Deral

No levantamento anterior, o Deral havia projetado a safra do Paraná entre 1 milhão e 1,1 milhão de sacas


No levantamento anterior, o Deral havia projetado a safra do Paraná entre 1 milhão e 1,1 milhão de sacas

A safra de café do Paraná em 2016 totalizou 1,047 milhão de sacas de 60 kg, queda de 18,8 por cento na comparação com 2015, estimou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), ligado ao governo do Estado, citando um ano de baixa no ciclo bianual de produtividade dos cafezais.

"Vale lembrar que o Paraná teve o ciclo de produção invertido em nível de Brasil devido às geadas ocorridas em 2013. Por outro lado as adversidades climáticas registradas durante o período produtivo desta safra também contribuíram para acentuar o ciclo de baixa", afirmou o relatório.

O Deral disse que houve chuvas em excesso nos meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016, estiagem e forte calor em março e abril, e novamente excesso de chuvas na principal fase da colheita.

O Paraná, que décadas atrás já foi um grande produtor de café, atualmente responde por cerca de 2 por cento da produção nacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.