CI

Safra de café é a segunda melhor em 10 anos

A quantidade é a segunda maior nos últimos 10 anos, perdendo apenas para a safra 2002/2003, cujo resultado ultrapassou os 48 milhões de sacas


Com 27,1% a mais de produtividade, a safra de café deste ano deverá atingir 45,85 milhões de sacas – sendo cada saca correspondente a 60 quilos. A quantidade é a segunda maior nos últimos 10 anos, perdendo apenas para a safra 2002/2003, cujo resultado ultrapassou os 48 milhões de sacas.

A planta do café tem característica bienal, ou seja, safras boas entremeadas com safras baixas. E o fato de estarmos num ano propício à safra alta foi determinante para a boa produtividade. Além disso, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os bons tratos no cultivo e a regularização das chuvas nos principais estados produtores também colaboraram para o quadro positivo.

“Eu diria que, com esses números, o mercado interno e as exportações vão estar abastecidas”, afirmou o diretor do departamento de Café da Secretaria de Produção e Agronegócio do ministério, Lucas Tadeu.

A Região Sudeste é responsável por 84% da produção de café no Brasil, sendo Minas Gerais o estado com maior produção – 23,28 milhões de sacas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.