CI

Safra de feijão será menor

Na produção são esperadas 3,103 milhões de toneladas, recuo de 3,7% na safra


Foto: Marcel Oliveira

O feijão é considerado uma cultura de oportunidade. Isso porque é considerada de ciclo curto e apresenta uma vantagem para o produtor, que consegue adequar o seu plantio dentro de uma janela menor, sem ter que abrir mão da produção de outros grãos ainda no mesmo ano-safra. 

Nesse cenário, o Brasil possui três épocas distintas de plantio, favorecendo assim uma oferta constante do produto ao longo do ano. Dessa forma, tem-se o feijão de primeira safra semeado entre agosto e dezembro, o de segunda safra cultivado entre janeiro e abril e o de terceira safra semeado de maio a julho.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para a baixo o volume de feijão nesta safra 20/21. Na segunda projeção o número foi menor que na primeira. A área total destinada ao grão será de 2,9 milhões de hectares (1,2 milhão de hectares para o cores; 335 mil hectares para o preto e 1,3 milhão para o caupi). A redução na área prevista é de 0,5%. Na produção são esperadas 3,103 milhões de toneladas ante 3,112 na primeira projeção, um recuo de 0,7%. Em relação à safra passada a queda é de 3,7%. 

Nessa temporada 2020/21, a expectativa é de destinação de 914,2 mil hectares, nesse primeiro ciclo para o plantio de feijão, com uma projeção de produção na ordem de 1.041,7 mil toneladas. O consumo interno está estimado em 3.050 milhões de toneladas e para exportação 160 mil toneladas.

O feijão foi bastante demandado neste ano especialmente pelos reflexos da pandemia e maiores doações de cestas básicas. Com isso os preços também se valorizaram. Apesar
do aumento estimado no consumo, os estoques finais devem crescer 13,3% em relação aos da safra 18/19, fechando em 272,8 mil toneladas. Isso é explicado no fato de que a safra 19/20 teve produção 6,3% maior, fechando em de 3,22 milhões de toneladas. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.