CI

Safra de laranja desagrada produtores da Bahia

O clima não ajudou e a produção caiu


Produtores de laranja da Bahia estão insatisfeitos com a safra. O clima não ajudou e a produção caiu.

O movimento é diário. Caminhões chegam de pomares de toda a região carregados de laranja. Antes de chegar à mesa do consumidor o fruto é beneficiado em uma empresa da região de Alagoinhas.

A beneficiadora foi montada no município há quatro anos e atende cerca de 30 pequenos e médios citricultores. Toda a laranja beneficiada no local é enviada para supermercados de Salvador.

Numa safra boa a empresa chega a beneficiar 400 toneladas de laranja por semana. Mas não é o que acontece agora. Do ano passado para cá a produção caiu consideravelmente. Cerca de 60% por conta de fatores climáticos enfrentados por produtores da região.

“Em 2008 tivemos uma grande intensidade de chuva no período de flora. Então, isso favoreceu o surgimento de um fungo chamado estrelinha. Então, diminuiu a produtividade porque o fruto não vingou”, disse Wagner Cerqueira, empresário.

Esses problemas foram testemunhados pelo agricultor Luciano Queiroz, um médio citricultor. O pomar dele tem mil hectares, com cerca de 500 mil pés da laranja pera, a mais cultivada pela região. O produtor colhe por ano 40 toneladas do fruto por hectare, mas o citricultor não está satisfeito com o negócio. Segundo ele, na Bahia não existe uma fábrica para transformar o fruto em suco. Por isso, é preciso mandar a laranja para outros Estados por um preço que não compensa os custos de produção.

A região de Alagoinhas é o principal pólo citrícola da Bahia, com cerca de 40 mil hectares plantados.

A caixa com 40 quilos de laranja está sendo vendida na região por R$ 8,00, um valor 10% menor em relação ao obtido no mesmo período do ano passado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.