Safra de olivas deve atingir 900 mil toneladas
CI
Imagem: Divulgação Ibraoliva
OLIVICULTURA

Safra de olivas deve atingir 900 mil toneladas

Volume é o dobro do colhido na safra passada no Rio Grande do Sul
Por: -Eliza Maliszewski

A safra de olivas deve ser maior no Rio Grande do Sul, estado que responde por cerca de 90% da produção nacional. A colheita ocorre nos meses de março e abril. A expectativa é de uma safra de até 900 toneladas de azeitonas, que podem resultar em cerca de 90 mil litros de azeite extravirgem. Esse volume é quase o dobro da safra passada onde foram colhidas 525 mil toneladas e 48 mil litros de azeite.

Entre os motivos para a alta está o clima que colaborou e os novos olivais que entraram em produção e colhem pela primeira vez nesta safra. Na safra 2020/21 também foi registrado um incremento em área plantada passando para 7 mil hectares.

As plantações estão concentradas na Campanha e na Serra do Sudeste e os primeiros rótulos desta safra já estão no mercado. O setor vem se consolidando e ganhando mercado. A expectativa do o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) é que o mercado esteja mais consolidado em cinco anos. 

Para este ano, a tendência é que o preço do azeite tenha um aumento entre 15% e 20% devido a alta no preço de insumos, como o adubo e a falta de embalagens de vidro na indústria, impactadas pela pandemia.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink