CI

Safra de pêssego é aberta em Porto Alegre/RS

Expectativa é colher de 06 a 07 mil quilos de pêssegos


Aconteceu nesta terça-feira (03.11) a abertura oficial da colheita do pêssego, na propriedade dos irmãos Waldomiro e Luiz Antônio Silveira dos Santos, localizada no bairro Campo Novo, em Porto Alegre. A expectativa deles é colher de 6 a 7 mil quilos de pêssegos de mesa, nos três hectares de lavoura que são divididos com os cultivos de hortaliças e flores. A propriedade não teve perdas porque os agricultores ainda não haviam feito o raleio quando ocorreu queda de granizo no mês passado, apenas alguns frutos ficaram machucados e foram retirados posteriormente.

As perdas nos pomares de pêssegos, em Porto Alegre, devem variar de 40 a 100%, afirma o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Luís Paulo Vieira Ramos, que também esteve presente no ato de abertura da colheita, junto com o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Air Nunes dos Santos, o prefeito José Fortunatti, o presidente do Sindicato Rural, Cleber Vieira, os representantes do Governo do Estado, Lino Hamann e Ernesto da Cruz Teixeira, entre outras autoridades e produtores.

Os pomares de pêssego na capital ocupam 120 hectares e a previsão é que sejam colhidas 300 toneladas, uma produção menor que a dos anos anteriores em função das variações climáticas. As variedades mais cultivadas são as de polpa branca (Premier, Pampeano, Charme e Sulina) e amarela (Maciel, Granada, Vanguarda e Peach). 

A produção da capital é comercializada em pontos de vendas espalhados pela cidade e na 31ª Festa do Pêssego Municipal e 26ª Festa Estadual do Pêssego, eventos tradicionais de Porto Alegre. A abertura das festas ocorre no sábado (07/11), às 18h, no Centro de Eventos Vereador Ervino Besson, na Avenida João Salomoni, 1340, bairro Vila Nova. 

Nas festas, que acontecerão nos dias 7 e 8, 14 e 15, 21 e 22 de novembro, das 9 às 20 horas, os visitantes vão encontrar dez bancas, com frutas, flores, produtos da agroindústria familiar e artesanato, além da praça de alimentação. No local também serão realizadas apresentações artísticas e culturais.

A primeira Festa do Pêssego de Porto Alegre foi realizada no ano de 1984, por iniciativa de fruticultores interessados em ampliar o mercado consumidor e promover a produção agrícola da Capital. Hoje, o evento é uma promoção conjunta da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio, Sindicato Rural de Porto Alegre, Governo do Estado, Emater/RS-Ascar e Sistema Farsul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.