Safra de soja deve superar 67 milhões de t
CI
Agronegócio

Safra de soja deve superar 67 milhões de t

Brasil deverá produzir um volume de soja 2% abaixo do registrado na última temporada
Por:

SÃO PAULO - A terceira estimativa de produção para safra 2010/2011 da AgraFNP é de 67,2 milhões de toneladas para soja; 28,7 milhões de toneladas para a safra verão de milho e 1,6 milhão de toneladas para o algodão em pluma.

Para a AgraFNP, o Brasil deverá produzir um volume de soja 2% abaixo do registrado na última temporada, embora deva ocorrer um pequeno aumento da área semeada. A produção de milho verão, por sua vez, deverá ser reduzida em 16%, tanto em função da perda de área para o cultivo de soja quanto pela diminuição na produtividade, em razão do clima esperado para o próximo verão. Já para as lavouras de algodão, o ganho de área será responsável pela elevação da produção no Brasil, patrocinado pelos altos preços pago na pluma. Por outro lado, a situação observada no ciclo anterior é muito distinta dos prognósticos que vem se desenhando para nova temporada. Na safra 2009/2010, o Brasil estava sob a influência do El Niño e a produtividade da soja e do milho verão chegou perto de níveis recordes com uma distribuição de chuvas mais homogêneas.

Na temporada atual, o fenômeno La Niña continuará influenciando o clima do Brasil durante a primavera. Embora a produção de algodão seja de alto risco, alguns produtores que semearão a cultura a partir de janeiro de 2011 poderão ser beneficiados, uma vez que o La Niña tende a promover precipitações mais regulares durante o primeiro trimestre de cada ano.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink