CI

Safra de trigo do Paraná pode ter salto em 2019, aponta Deral

Produção paranaense, que em geral responde por mais da metade da safra de trigo do Brasil


A produção paranaense, que em geral responde por mais da metade da safra de trigo do Brasil, foi estimada em um intervalo de 3,3 milhões a 3,66 milhões de toneladas, ante 2,8 milhões na temporada passada, quando as lavouras sofreram com adversidades climáticas, incluindo geadas.

O crescimento da produção ocorreria apesar de o Deral apontar, em uma primeira avaliação interna, que a área terá um ligeiro recuo de 30 mil hectares na comparação com o ano passado, para 1,07 milhão de hectares.

Apesar do indicativo de plantio obtido junto a produtores, o especialista em trigo do Deral, Carlos Hugo Godinho, avalia que, ao final, a área plantada poderá na verdade superar a do ano passado, uma vez que os preços estão melhores.

“É um número ‘maquiado’ pelo desgosto do produtor com o trigo. Acho que o produtor não vai diminuir a área”, disse Godinho, lembrando que o plantio começa oficialmente em 20 de março, mas pode ocorrer até julho.

O Estado tem sofrido com problemas climáticos nos últimos anos, o que explicaria o desalento mencionado pelo agrônomo.

Na safra passada, por exemplo, do total colhido, um volume de 1 milhão de toneladas foi destinado para ração em função da baixa qualidade resultante do clima adverso, comentou o analista Luiz Pacheco, da consultoria T&F, em relatório nesta sexta-feira.

Esse produto de pior qualidade acaba sendo vendido a preços mais baixos do que o cereal que vai para moagem na indústria de farinha.

No caso de a produção do Paraná atingir o ponto superior da estimativa do Deral, a safra ficaria ligeiramente abaixo do recorde de 2014, quando o Estado obteve quase 3,8 milhões de toneladas, segundo dados do Ministério da Agricultura.

Em 2014, o plantio no Paraná somou 1,39 milhão de hectares, ou 300 mil hectares acima do que aponta a primeira estimativa do Deral para 2019.

Uma safra grande e de qualidade no Paraná poderia reduzir a necessidade de importações pelo Brasil, um dos maiores importadores global do produto, que compra a maior parte de suas necessidades na Argentina.

A importação de trigo do Brasil em 2018 foi estimada em 6,7 milhões de toneladas, enquanto a safra brasileira foi de 5,6 milhões de toneladas, segundo dados do Ministério da Agricultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.